Será que precisamos sofrer? É uma pergunta que precisamos responder a luz da Bíblia, pois há muita confusão a respeito deste assunto. Entendemos que não precisamos sofrer com as maldições que Deus levou através de Jesus, e quando compreendemos o valor da nova criação isso fica mais claro ainda. Mas há um sofrimento que a Palavra nos orienta a sofrer…

Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. (1 Pedro 2:19-21 NVI)

Aqui o Apóstolo Pedro está mostrando o motivo pelo qual devemos sofrer, pelo fato de fazermos o bem. E não sofrer por se intrometer na vida dos outros, por fazer o mal a outros. Não é por fazer o mal e sim por fazer o bem. Em 1 Coríntios 6 Paulo fala da vergonha que é os irmãos em Cristo resolver os problemas no tribunal do mundo porque ninguém quer sofrer o dano, sair no prejuízo…

O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! (1 Coríntios 6:7, 8 NVI)

E mais… Fala que Deus se agrada quando sofremos injustamente por fazer o que é correto. Geralmente quando agem de maneira injusta conosco e sofremos um dano recebemos conselhos dizendo: “você deveria ir para a justiça” ou “você tem que tirar satisfação porque a pessoa está errada, e não você”. No capítulo 3 Pedro continua nos orientando…

Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.” Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, (1 Pedro 3:13-15, 17, 18 NVI)

O que é viver em amor? Sofrer pelos outros é um dos nossos desafios quando pensamos no que é viver em amor. O amor tudo sofre! Isso é um apelo para uma vida de sofrimento. Eu sei que isso não é o que gostaríamos de ouvir em uma ministração, mas é o que a Bíblia nos orienta…

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:4-7 NVI)

Se sofremos com Ele, também com Ele seremos glorificados. Sempre devemos lembrar do sacrifício de Jesus na Cruz, e da dívida que Ele pagou por nós quando estamos diante dessas situações. Vale a pena sofrer o dano, Deus vai honrar todos aqueles que se humilham. A motivação do seu coração é o que Deus realmente vê!

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. (Romanos 8:18 NVI)

Isso quer dizer que não é para sempre, mas a recompensa é muito maior! Uma glória que será revelada em nós! Mais um versículo que comprova isso…

Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. (2 Coríntios 4:17 NVI)

Seja um vaso de honra nas mãos do Senhor. E se necessário sofrer o dano, que assim seja. Cristo vai ser glorificado em sua vida com essa atitude nobre.

Pr. Rudi Rocha

Written by

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.

Comments

  1. Bom dia!

    Quero louvar a Deus pela vida de vocês!

    Este estudo foi muito esclarecedor e alentador. Tenho passado por situações em que fico entre fazer a vontade de Deus e seguir o que o mundo segue.

    Tenho ouvido muito as expressões: Vc vai deixar isso barato? Não vai brigar ou reclamar pelo que estão fazendo com você?

    Mas, buscando na internet sobre o "Sofrer o Dano", cheguei a conclusão que tudo o que estou fazendo não é para agradar aos outros, é para seguir a palavra do meu Senhor e Salvador. Não levando ninguém aos tribunais dos homens pelo dano sofrido.

    Muito obrigada.

    Que o Senhor continue abençoando vocês!

    • PARABÉNS IRMÃ CLAUDIA, GOSTEI MUITO DE SEU TESTEMUNHO, ESTOU ME PREPARANDO TAMBÉM PARA ISSO. DEUS TE ABENÇOE. GRAÇA E PAZ.

       

  2. Boa tarde! 

    Gostei muito da materia como foi abordada! ninguém quer "sofrer o dano" as pessoas querem vantagens em tudo, vejo pessoas levaram seus problemas para o tribunal e depois vão pedir oração para Deus usar o juiz, o advogado, o prmotor etc. O que não faz nenhum sentido, se a pessoa ja colocou na justiça é porque ele não usou sua fé, deixou de confiar em Deus para confiar no homem. Outra questão também, e que mesmo a pessoa ganhando a causa, tera um inimigo pro resto de sua vida, uma vez que a parede do odio nunca, jamais cairá. Não ore por uma causa que você colocou na justiça, a menos que você tenha sido levado até lá, Deus não respondera sua oração. Cuidado o inimigo pode fazer você ganhar a questão para arruinar ainda mais sua vida. Não leve ninguem para o tribunal, e se você foi levado, não gaste seu dinheiro com advogado, confie em Deus que Ele ira advogar tua causa, mas lembre-se Deus não vai advogar se você ja contratou um. “Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.  Mateus 5:25-26

     

Leave your comment